28 de dez. de 2009

Do Populacho! - Caso Jobson!

Um garoto deslumbrado com um salário que dificilmente – quase que impossível - seria alcançado por um jovem das classes mais baixas de um país com tamanhos abismos sociais e preconceitos diversos que se entrega às farras caras e recheadas de drogas. Ora, o cenário não é dos mais raros. Quantos jovens, crianças, alucinados com a possibilidade de ter tudo o que qualquer um deseja, instigado pelas propagandas e filmes técnica e minuciosamente criados para o consumo e aventuras, não enveredam por este caminho. Justiça seja feita, não é somente um problema das classes mais baixas.

O que leva um jovem com uma possibilidade de futuro se abrindo claramente a “cair” no mundo das drogas? A tão falada falta de preparo é uma resposta lógica. Falta preparo psicológico, intelectual e crítico aos jovens. Toda essa falta é decorrente de uma educação, falha, voltada para preencher vagas no mercado de trabalho mecanicamente, sem que seu aspecto mais importante, o humano, seja levado em conta. Desumanizado o jovem passa a pensar nos mais absurdos modos de vida, regada a muitos luxos e drogas, completamente desregrada.

O caso do jovem Jobson, recentemente veiculado pelo fato de o atleta ter sido pego duas vezes no exame antidoping por fazer uso de Cocaína, traz este assunto novamente à tona. Opiniões respeitadas se dividem enquanto julgam o garoto, que corre o risco de ser punido com o banimento do futebol profissional, o que significa, literalmente, fim de carreira. Mas os que o julgam esquecem que este é um problema social gravíssimo e antigo. Banir o rapaz teria qual objetivo? Punir, é claro! Mas nos esquecemos que o uso de drogas traz consigo um caráter epidêmico, é uma doença, que deve ser tratada, não pura e simplesmente punida.

Lembremos do caso do atacante Adriano, o “Imperador”, quando saiu da Internazionale (ITA) e se refugiou com “donos” de morro na cidade do Rio de Janeiro. A punição à este nem mesmo foi cogitada, ainda que fosse um desportista sabidamente de grande influência sobre as crianças.

Não, não acho que o fato de Jobson ter consumido drogas e jogado passe em branco, tem de ser punido com as devidas suspensões, seja de salários, de jogos, ou o que for. Mas banir um jovem em ascensão quando tantos tentam e são relegados à fome ou ao crime é, de fato, um crime.

Pra que fique claro, o garoto precisa de tratamento e apoio, não ser proibido de fazer aquilo que pode mudar a vida de toda sua família.

Sem mais....

Abraços.

Nenhum comentário: