22 de jan. de 2009

La Mano de Dios - Futebol e Música

Barmy Army – The English Disease

Talvez o disco mais futebolístico de todos os tempos, essa pedrada do fim dos anos 80 é uma homenagem à grande paixão inglesa pelo futebol. Produzido por Adrian Sherwood – o mesmo cara que trabalhou com o Dub Syndicate e o Tackhead – o Barmy Army é mais uma cria do selo On-U Sound.

O disco, à primeira vista, pode levar você a acreditar que seja uma crítica ao futebol (o nome e os burros jogando bola não deixam de sugerir isso), mas se você passar desse aspecto visual e ouvir as músicas, verá que a coisa não é bem assim. Com narrações de jogos e gritos de torcidas mesclados às canções, o disco é mais uma celebração do esporte (sem esquecer seu lado ruim) do que outra coisa. É uma mistura de dub, rock e música eletrônica, com releituras de hinos de torcidas, como a emblemática Liquidator, pedrada jamaicana cantada nas arquibancadas de clubes como West Brom, Chelsea e Wolverhampton.

The English Disease é uma homenagem e também um convite à reflexão sobe o papel que o futebol ocupa na sociedade britânica e – por que não? – mundial.

4 comentários:

Unknown disse...

Você tem esse aí, meu jovem? Se tiver, manda aqui pro papai, manda.

Tem um som que eu acho louco, rolava de fundo num antigo programa futebolístico da Rádio Brasil 2000. Com narrações de narradores brazucas, mas o som é gringo. Não quero afirmar e nem tenho como, mas acho e eu disse ACHO, que é daquela banda do Mick Jones, Big Audio Dynamite. Manja que de que som estou falando?

Se manjar, te pago aquela gelada suingada

Fábio B. A. disse...

Tenho sim, depois te mando. Mas acho que você não vai gostar, rsrs

Acho que eu sei que música é essa que você falou, mas não sei se é da banda do Mick Jones...

b disse...

eeehhh fá, conseguiu juntar futebol e música. rs

Fiquei curiosa, quero ouvir também.

Beijos!

Fábio B. A. disse...

Hahahahaha, com um pouco de força de vontade a gente dá um jeito, rsrs...