22 de mar. de 2008

Uma boa e simples xícara de chá


Acontecem coisas em nossas vidas que, só ela pra explicar tal peculiaridade. Às vezes percebemos essas virtudes, mas na maioria das vezes não conseguimos identificar onde é que erramos, onde foi que o que é um grande monstro hoje, começou a crescer.

No meu caso eu realmente não sei onde foi a falha da minha formação de cultura pop que me fez não gostar de Bob Dylan, que me fez não dar a mínima para exposições artísticas e que, pra piorar, me fez fã de cerveja escura e devoto do futebol inglês! (Yeeeeeeeeeeaaah!)

O Futebol Inglês entrou em minha vida no ano de1999, quando o Palmeiras enfrentou o Manchester United pelo Mundial no Japão e perdeu de 1X0, de um time que tinha conseguido uma façanha histórica ao vencer de virada e nos acréscimos o todo poderoso Bayern de Munique por 2X1 na Champions League.

Nos anos 2000 continuaram a acontecer façanhas interessantes pros lados da Inglaterra: contratações de jogadores brasileiros para a disputa da Premier League (Kleberson, Gilberto Silva, Doriva, Fabio Aurélio, Juninho, Ricardinho, entre outros); comecei a ter um bom relacionamento com o Arsenal após ler o livro Febre de Bola e o time vencer a Premier League sem perder uma partida sequer; o Chelsea monta um timão pra temporada 2004/05 e levou o caneco, claro; em 2005 o Liverpool vence a Liga dos Campeões, após estar perdendo por 3X0 no primeiro tempo pro Milan (de Kaká e Shevichenko); ou seja, coisas realmente interessante no futebol inglês.

Mas a pior delas aconteceu em janeiro 2006 que foi o ano da copa e eu comecei a analisar como seria a escalação da seleção inglesa para a competição, analisar qual jogador estava bem, quem realmente tinha condições... essas coisas! Aí descubro que a base do time campeão de 66 (pior Copa da seleção canarinho, onde Pelé se contundiu num jogo contra Portugal --que só foi pra Copa pra bater--, fazendo até com que o ‘Rei’ dissesse que aquela fora sua ultima copa –que, graças à Ditadura Militar, não foi e Ele pode brilhar em 70) era um ‘timeco’ chamado West Ham, que, mesmo tendo a melhor categoria de base de toda a Inglaterra, nunca ganhou nenhum campeonato de expressão.

E como paixão por futebol é uma das mais intensas de todas as paixões, fui pego por esse time da zona leste de Londres, que tem até um filme chamado ‘Hooligans’ contando um pouco da história da torcida do time.

Na temporada de 2006/07 o time fez 2 surpreendentes e atípicas contratações: Mascherano e Tevez. Atípica pois tratava-se de jogadores estrangeiros (Argentina) e que chegaram no clube por intermédio de Kia, que todos conhecem. Mesmo com a saída de Mascherano do time no meio da temporada, Carlitos ficou e SÓ salvou o time do rebaixamento fazendo o gol da vitória do West Ham contra o Manchester em Old Trafford (mais tarde o ex-Corinthians se transferiu para os Red Devils --time que aliás, ja havia vestido uma camisa quando estava no time de Parque São Jorge)

Pra temporada atual o time fez algumas contratações importantes como Kieron Dyer (meia, ex Newcastle), Craig Bellamy (atacante, ex-Liverpool) e Fredrik Ljungberg, que após 8 temporadas deixou o time do Arsenal, alem de jogadores que já estavam no elenco como o goleiro Robert Green e o meia Scott Paker (e ambos costumam aparecer nos amistosos da seleção).
Mas com o estaleiro cheio devido ao grande número de jogadores contundidos na temporada, o sonho de uma vaga na Copa dos Campeões foi ofuscado e o time ocupa até o momento a apática 10º colocação da Premier Leag
ue.


A Partida de hoje


E hoje, eu, depois de uns 5 meses, finalmente pude assistir a uma partida dos Hammers acompanhado de uma boa xícara de chá. Um jogo fora de casa, contra o 7º colocado Everton, que esta na briga por uma vaga na LC e só tem 2 jogadores titulares fora da partida.
Como a cada escalação do West Ham sempre tem algum jogador diferente, já havia previsto que o jogo seria complicado e, de certo modo, chato, com muitos chutões, fraco tecnicamente... essas coisas.
E não deu outra: Mesmo com uma bola na trave aos 5 mim de jogo, quem abriu o placar foi o Everton aos 7 e que só não teve vantagem aumentada por conta de um gol mal anulado pelo juiz. Mas mesmo assim, qm dominou primeiro tempo foi o time da casa.

Mas aí, no segundo tempo o técnico (Allan alguma coisa) viu a bela da merda que tinha feito ao entrar com o português Luiz Boa Morte na frente (quase como um atacante), o substituiu por um jovem e promissor atacante que foi promovido recentemente da Academy of Football, Fred Sears.
Aí sim o jogo começou. Com 50 minutos de atraso, mas finalmente o jogo começou. Foi incrível ver como o time inteiro aposta nele também, como passaram a cadenciar mais o jogo, a tocar mais a bola e, numa jogada lateral surge um cruzamento e o perna de pau Dean Ashton guarda o dele, empatando a partida. Sears (que havia salvado o time da derrota em casa no ultimo jogo contra o Blackburn) quase faz o dele no finalzinho.

O que era de se esperar, realmente aconteceu e a partida terminou empatada. Porem, que o time do West Ham jogasse bem pelo menos um tempo, definitivamente não era esperado.

Go Hammers!!!

Este texto foi escrito ao som de meu dj set (http://www.zshare.net/audio/93496882f604b8), do jogão Juventus vs. Inter Milão (2X1 Juve) e do disco homônimo de estréia da banda Kasabian!

13 comentários:

Fábio B. A. disse...

Futebol inglês é uma beleza! Mas vale lembrar que o Bobby Charlton em 66 era sobrevivente do desastre aéreo com a delegação do Manchester de 58...

Essa rodada da Barclays tá foda, só jogão... hoje tem Arsenal e Chelsea e no momento estou assistindo a Manchester United e Liverpool... foda!

E esse ano os Gunners levam!

Anônimo disse...

Tirando os quatro grandes acho uma dificuldade enorme ver esse futebol da ilha. Futebol salvo pela globalização, já que essa seleção de merda só ganhou aquela copa roubada e dentro de casa.

Rene Crema disse...

Fabinho, tinha um Drogba no caminho dos Gunners !!!

Ja era, esse é do Manchester !!!

Magnifiscent7 disse...

Belissima estréia do Grande Reau!

Fabio Angelini disse...

Jogão do fim de semana foi Inter x Juve.. com a vitoria bianco nera, fora de casa!! Forza Juve !

Fábio B. A. disse...

Puta merda, não só o Manchester deu um sarrafo no time do Gerrard como o Drogba deitou e rolou pra cima da zaga dos Gunners... desse jeito não dá, po.

:(

Fábio B. A. disse...

"Futebol salvo pela globalização"

To pra escrever uma coluna sobre isso, mas já adiantando o assunto: alguém vê problema no fato dos times da Europa terem poucos jogadores dos seus respectivos países? Eu pessoalmente não vejo nenhum.

Rene Crema disse...

quanto aos times auropeus terem menos jogadores dos proprios paises, acho que só o proprio pais tem a perder, ja que seus atletas nao se desenvolvem tanto por falta de chances nesses times !!! Um bom exemplo é a Italia, sempre tem muitos italianos nos seus times, a nao ser pelo Milan que ja poderia jogar o Brasileirão numa boa, hehe ...

ps. Drogba joga demais da conta !!!

Anônimo disse...

É, meio que concordo com o Rene, imagina um moleque inglês ou espanhol, começando a jogar bola, e sabendo que o craque do país dele vai ser um ronaldo ou um adebayor da vida, é embassado, os clubes ganham mas quem perde são as seleções.

Unknown disse...

Eu acho que demorou para as Seleções assumirem seus devidos lugares: coadjuvantes.

E esse papo de que as ligas de base ficam prejudicadas é meio lenda... eu tenho uns números numa reportagem que eu li que desmentem isso...

Mas só para pegar o exemplo inglês: Rooney, Owen, Ashley Cole, Gerrard, Lampard, são todos prata da casa...

E o Milan, imaginem, é um dos times com mais italianos no escrete!

Fábio B. A. disse...

Eu acho que demorou para as Seleções assumirem seus devidos lugares: coadjuvantes.

E esse papo de que as ligas de base ficam prejudicadas é meio lenda... eu tenho uns números numa reportagem que eu li que desmentem isso...

Mas só para pegar o exemplo inglês: Rooney, Owen, Ashley Cole, Gerrard, Lampard, são todos prata da casa...

E o Milan, imaginem, é um dos times com mais italianos no escrete!

Rene Crema disse...

na pergunta la em cima vc disse que eles tinham, não ?

Mesmo assim, acho que eles ocupam um espaço consideravel sim ...

e quanto aos ingleses, concordo, timaço, se ainda esqueceu de J. Cole, Terry, Schooles, Ferdinand, Jenas, Lennon, mas é uma pena que esse time não foi pra Euro 2008 !!!

Unknown disse...

O Real demorou pra estrear no blog, mas o fez com peculiar maestria.