25 de mar. de 2008

La Mano de Díos - 100 anos de C.A.M.!


100 anos de C.A.M.!


"Belo Horizonte era uma cidade recém-nascida quando um grupo de estudantes se encontrava no Parque Municipal, na avenida Afonso Pena, para jogar suas costumeiras peladas. A bola, feita com meia, dava a exata noção da jovialidade da turma. Mesmo assim, os jogos eram tratados com tamanha seriedade que o número de peladeiros ia aumentando com o tempo. A importância da bola para aqueles estudantes culminou na idéia, cada dia mais real, de fundar um clube de futebol. Assim foi que, numa quarta-feira, no dia 25 de março de 1908, os estudantes mataram aula para se encontrar no campo de peladas, no Parque Municipal, onde fundaram o Atlético Mineiro Futebol Clube.

Como bons peladeiros que eram, os fundadores do Atlético também foram os primeiros jogadores do clube. O campo, improvisado, foi feito sobre um terreno irregular, no alto de um morro, onde a bola rolava muitas vezes barranco abaixo. A primeira redondinha, aliás, foi comprada já gasta, de segunda-mão. O primeiro jogo, contra o Sport Club Futebol, não poderia ter sido melhor: 3 x 0 para o Atlético. O resultado animou ainda mais a diretoria a lutar por material esportivo e um campo em melhores condições. A primeira derrota, no entanto, não demoraria a acontecer. O Grambery, de Juiz de Fora, jogou água na iniciante fervura atleticana. Fez 5 x 1 e, mais tarde, numa revanche, ratificou a superioridade com outros 3 x 1. A torcida do Atlético, que crescia, já fazia juz à fama de aguerrida. Pouco tempo depois de perder para o Grambery, o Atlético enfiou 7 x 0 no adversário. Foi o bastante para os torcedores criarem a máxima de "vingador", que mais tarde iria constar do hino do clube. Com o crescimento nos quatro primeiros anos de vida, em uma assembléia geral, o nome do clube foi mudado de Atlético Mineiro Futebol Clube para Clube Atlético Mineiro."

Hino do Atlético Mineiro:

"Nós somos
Do Clube Atlético Mineiro
Jogamos com muita raça e amor
Vibramos com alegria nas vitórias
Clube Atlético Mineiro
Galo Forte Vingador.

Vencer, vencer, vencer
Este é o nosso ideal
Honramos o nome de Minas
No cenário esportivo mundial

Lutar, lutar, lutar
pelos gramados do mundo pra vencer
Clube Atlético Mineiro
Uma vez, até morrer

Nós somos campeões do gelo
O nosso time é imortal
Nós somos campeões dos Campeões
Somos o orgulho do Esporte Nacional

Lutar, lutar, lutar
Com toda nossa raça pra vencer
Clube Atlético Mineiro
Uma vez até morrer"

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Clube_Atl%C3%A9tico_Mineiro

Pois é, camaradinhas, hoje um dos clubes mais tradicionais do Brasil faz cem anos! E o presente desse blog não podia ser outro, dada a quantidade de mineiros que andam nos prestigiando: segue abaixo uma lista com os grandes craques que já passaram pelo grandioso Clube Atlético Mineiro, o Campeão do Gelo!

João Leite - goleiro 1976 -1989 e 1992
Kafunga - goleiro 1935 - 1955
Taffarel - goleiro 1995 - 1998
Nelinho - lateral direito 1982 - 1987
Luizinho - zagueiro 1978 -1989
Vantuir - zagueiro 1969 - 1979
Cincunegui - lateral esquerdo 1968 - 1973
Gilberto Silva - volante 2000 - 2002
Toninho Cerezo - volante 1973 - 1983
Paulo Isidoro - meia 1975 - 1979 e 1985 - 1987
Reinaldo - atacante (há quem diga que foi melhor que Pelé!) 1973 - 1985
Mário de Castro - atacante (integrante do chamado "Trio maldito") 1926 - 1931
Éder - atacante 1980 - 1985 e 1989 - 1990
Dario - atacante 1968 - 1972, 1974 e 1978 - 1979
Telê Santana - (o Mestre) técnico - 1970 - 1971, 1972 - 1975 e 1987 - 1988

Parabéns, Galo! Que seu futuro seja repleto de glórias!

7 comentários:

Unknown disse...

parafraseando o Milton Neves - "O Galo Mais lindo do mundo!"

justíssima homenagem a um dos mais tradicionais clubes do futebol brazuca.

saudações aos atleticanos =)

Unknown disse...

Quando eu passei um tempo em BH trabalhando num projeto em 2005 , tive a oportunidade de ir no Mineirão um jogo do Galo contra o Coritiba. Foi 1 x 0 suado para o Atlético.
No fim do jogo parecia que a torcida tava comemorando a conquista do campeonato, mas na verdade era a reta final do brasileiro e eles estavam lutando para não caírem (o que no fim acabou acontecendo).
Mas foi um experiência bacana ver esse jogo.
E o Galo colocou em evidência um dos jogadores mais bacanas : Dadá Maravilha com as suas frases de efeito.

Rene Crema disse...

mas podem passar em branco no ano do centenário !

Anônimo disse...

Mas oq a diretoria fez do galo fez???
Deve ter sido alguem do cruzeiro, trouxe o Petkovic, esse tipo de presente, naum era q nenhum atleticano merecia nessa data taum especial.....

parabens ao galo , pois a diretoria......

Anônimo disse...

opa... parabens ao galo...

muito bom o texto hein fabio...

aline - loka

Magnifiscent7 disse...

O grande rival do meu flamengo nos anos 80. Botava medo mesmo. Duas grandes alegrias que eu tive no futebol foram vitórias sobre o Galo! Um oponente de tal poder só merece meus parabéns!!!!

Reno Machado disse...

Grande Galo!
Meu saudoso avô era mineiro e era atleticano (até se mudar pra SP quando virou corintiano). Nunca vou esquecer de um Natal em que eu estava começando a adorar futebol e o presente que ele me deu foi uma bola do Atlético-MG. Na verdade ele sabia que eu não iria virar corintiano e como não queria que eu virasse são-paulino de vez tentou me vender o Galo pra torcer.
Meus jogos inesquecíveis que envolveram o Galo foram o segundo jogo da semifinal do Brasileirão de 1991 quando eu estava no Morumbi e meu Tricolor empatou um suado 0x0 com direito a sufoco nos últimos minutos (no jogo de ida houve empate de 1x1 e o empate do Morumbi classificava o São Paulo).
E claro, pela TV, a histórica semifinal da Copa União 87 quando Renato Gaúcho calou o Mineirão e o "pé-frio" Tele Santana num 3 a 2 inesquecível.
Enfim, trata-se de um grande símbolo do futebol brasileiro, pena que as últimas diretorias tenham botado o time no chão mas o Galo nunca morrerá.