17 de mar. de 2008

Chazinho de Coca

Semifinais dos Grandes?

Estaria o Campeonato Paulista caminhando para uma semifinal com os quatro grandes? Essa hipótese era descartada até pouco tempo, mas a incrível ascensão palmeirense e a regularidade corintiana já colocam os dois maiores rivais como favoritos a garantir duas das vagas. O São Paulo que está num momento complicado, mas ainda possui um belo time, pode também beliscar e até o Santos, que eu mesmo cheguei a apontar como um dos prováveis papelotes do ano, vem se recuperando e hoje está há poucos pontos do G4. Será que Guará, Ponte Preta e cia do interior terão forças para garantir ao menos uma das vagas?


Macho que é macho!

Na verdade não me lembro como termina esse ditado. Na verdade nem sei se é assim mesmo, mas enfim. Mas quero apenas ilustrar um assunto um tanto desagradável, mas que remonta a questão da imparcialidade na crônica esportiva.

Assim como alguns dos meus ídolos na crônica esportiva brazuca, eu não tenho medo e nem vergonha de escancarar a minha paixão clubística. Óóóóóóó, quanta surpresa a sua ao ler isso que vou escrever agora – Sim, eu sou palmeirense. Palestrino de raiz, de sangue, de amor passado e pai para filho. Poooooxa vida, mas e agora, com que cara vou comentar as rodadas por aqui? Com a mesma que sempre tive. Antes de ser palmeirense, sou um apaixonado pelo esporte mais fascinante do universo e por tudo o que o cerca, o Palmeiras seja talvez apenas a minha válvula de escape para escancarar esse meu sentimento.

Por que estou escrevendo isso? Oras, pois uma das coisas que mais me incomodam é ser chamado de tendencioso, parcial e coisas do tipo. Algo parecido aconteceu em minha ultima postagem, onde comento o jogaço entre Palmeiras e São Paulo e ainda que tenha sido escrito por pessoas que me conhecem e de repente quisessem encher o meu saco, elas conseguiram...ahahahahahahaha. Mas isso apenas não seria motivo para eu escrever esse “desabafo”, contudo algo muito semelhante aconteceu com aquele que, dentre alguns, é meu grande ídolo dentro da crônica esportiva, Mauro Beting. O outro é José Silvério, mas isso fica pra uma outra hora.
Mauro foi interpelado pelo superintendente, para-raio, brincalhão, ou seja, lá que função exerça o Sr. Marco Aurélio Cunha no São Paulo, simplesmente por discordar da costumeira choradeira que Cunha costuma ter quando seu time é derrotado. Parte da discussão eu irei copiar aqui, diretamente extraída do blog do Mauro, mas ao final dessa papagaiada toda que escrevo.

Ainda que há anos luz da competência e da sobriedade de Mauro, procuro me espelhar na sua forma de conduzir os assuntos que cercam o mundo da bola. Talvez eu só tenha, AINDA, mais fios de cabelo na cabeça do que ele, mas mesmo nisso eu caminho a largos passos para um empate técnico.(rs). E é baseada nessa inspiração, que resolvi derrubar assumir minha palestrinidade, mas também deixar bem claro que assim como sou o primeiro a me entusiasmar com os bons momentos do time, sou também um feroz combatente dos maus momentos do clube – coitado do Mustafá se esse blog existisse a mais tempo – e também gosto de futebol e sei sim, reverenciar bons momentos de todos os clubes pelo mundo afora. Aliás, sou Liverpool na Inglaterra e Juventus na Itália, já pra abrir tudo de uma vez.

Para encerrar, deixo aqui minha solidariedade ao Mauro e aos demais cronistas que possuem vergonha na cara e que conhecessem a arte do riscado como poucos e que antes de torcedores, são profissionais.

Abaixo a coluna com o trecho da discussão entre Mauro Beting e Marco Aurélio Cunha:

Saber perder
postado por Mauro Beting
Desde 2005, não conheço time que tenha aprendido a ganhar tanto quanto o São Paulo.Mas também não conheço cartolagem que não saiba perder tanto quanto a Tricolor.Uma pena.Sobretudo para aquela direção tida e havida (não sem razão) como exemplo para tudo.Um clube acostumado às glórias estaduais, nacionais e mundiais conquistadas com talento, trabalho e suor não pode achar que só perde por armações de apito, de tribunas e de gabinetes.Nem desdenhar os campeonatos onde eventualmente não esteja bem - até porque ainda pode e deve melhorar.O que ainda dá forças ao enfraquecido São Paulo é que comissão técnica e elenco sabem que precisam melhorar - e muito.E que não jogaram chuteiras e toalhas no gramado.Diferentemente de parte da direção, bem acostumada a tantas conquistas, e esquecida das dificuldades do jogo.Direção que ao perder um jogo (e se perder totalmente em reclamações) desdenha e desmerece a própria grandeza do clube, dos campeonatos que disputa, dos rivais que enfrenta.Sorte do torcedor que ele ainda tem um elenco com vergonha na cara.Sorte da esmagadora maioria das arquibancadas é que ela sabe das deficiências próprias, e não culpa quem não tem a ver com eventuais e naturais derrotas.Falta, agora, a mesma conscientização por parte de alguns são-paulinos das cativas e camarotes.De torcedores profissionais e, principalmente, dos profissionais torcedores.P.S.: Para quem ouviu a minha discussão com Marco Aurélio Cunha pela Rádio Bandeirantes, alguns esclarecimentos:1. Ele é meu amigo e o considero demais como profissional do esporte e da medicina.2. Já conversamos fora do ar (minutos depois da discussão) e mantemos o respeito profissional.3. Foi coisa do jogo.Eu estava feliz. E ele, infeliz.Palavras dos dois.ADENDO: Para os muitos que não ouviram, apenas a suma da discussão:- Discordei quando ele disse que apenas o último pênalti havia sido pênalti em Ribeirão Preto.- Eu concordei com Marco Aurélio Cunha quanto aos pênaltis não dados a favor do São Paulo no SP-08. Citei dois - contra Corinthians e Rio Claro.- Ele disse que havia mais pênaltis e que eu não havia visto todos os jogos. Isso fez com que eu dissesse que eu era pago para ver futebol. Havia visto todos os jogos que MAC havia observados. Mas que respeitava a opinião dele, mesmo com ele não respeitando a minha, como normalmente ele não respeita a dos outros quando o time dele perde.- Quando ele disse que eu estava contente com a vitória do Palmeiras, respondi que eu assumia quando estava feliz, e ele não assumia quando estava muito infeliz. Como naquele momento.Foi apenas essa a discussão.Nada demais. Nem postaria a suma não fossem tantas as manifestações.O interessante é que concordamos nos pontos mais importantes.Como sempre, acabamos exagerando, e fomos levados pelas paixões.Como muitos que apenas xingam sem saber o porquê
Fonte:
http://www.lancenet.com.br/blogs_colunistas/mauro/default.asp
abraços!

10 comentários:

Anônimo disse...

repito: todos os penaltis marcados foram corretos e dos 4 gols tomados pelo sao paulo, 3 foram penalidade maxima.conclusao: tomou pq que provocou!
concordo que a saida do kleber teria desequilibrado o palmeras, mas meu, foi a não saida do kleber que provocou os 3 penaltis?!?!?!

tsctsc...

aline - louka

Fábio B. A. disse...

Mas quem está contestando os penâltis?

Acho que falta é foco entre as pessoas que comentaram.

Fábio B. A. disse...

Por mais que admire o Mauro, a discussão dele foi coisa de torcedor e não de comentarista...

Quanto ao Marco Aurélio, acho estranho alguém ainda levá-lo a sério nesses momentos!

Anônimo disse...

Sou são-paulino e admito que os 3 lances foram penaltis. O árbitro não influenciou no vencedor do jogo.
Quanto ao placar final, foi injustatamente elástico mas essas coisas são do futebol mesmo.
Pro Tricolor essa derrota doída pode ser positiva já que num próximo choque-rei (quem sabe) nesse Paulistão o time vai entrar com sangue nos olhos para uma revanche.
Longa vida ao blog!

Reno Machado

Fábio B. A. disse...

"Isso fez com que eu dissesse que eu era pago para ver futebol."

Sem querer o Maurão assumiu que tem o melhor emprego do mundo!

Rene Crema disse...

esse japa é chato demais, devia continuar como médico e só ... quando nao é o Juvenal Chorando é esse tosquera ...

imagina um jogo São Paulo vs Botafogo, coloquemos o Salvio Espinola de juiz e a Ana Paula de banderinha ...

quem vender lencinho no final vai ficar rico !!!

João Paulo Tozo disse...

ghahahahahahahahahaha...sensacional a análise do Rene.

E concordo com o Fabinh..o Mauro assumiu ter o emprego mais delicioso do mundo, ao menos para nós..rss

Anônimo disse...

ow fabio... o que quis dizer é que acho que nao foi o juiz que interferiu na vitoria do palmeras... foi isto...

Anônimo disse...

aline

Fábio B. A. disse...

Hahahahahaha, eu sei, Aline, tava só enchendo o saco...