8 de dez. de 2010

FUTECORE - DOIS MIL E DEZ EM PRETO E BRANCO



Texto: Leandro A. C. Rosa

Afastado por indisciplina? Deficiência técnica? Negociado com os Emirados Árabes? Em meio a boatos fundados, o Futecore retorna ao gramado verdinho do FEROZES FUTEBOL CLUBE falando sobre o desfecho do BR 2010, sobre Elias, Adriano, Libertadores e um tiquinho de carimbó.

A minha esperança de ser campeão durou pouco, amigos. Ao ouvir à transmissão do jogo Corinthians e Vasco pela rádio, em uma agradabilíssima pousada em Boracéia, pulei na piscina de manto sagrado e bêbado como um Gambá, ao saber que o Dinei do SEP metera um petardo no Tricolor das Laranjeiras, transformando o Timão no virtual campeão brasileiro outra vez. Mas era bom demais pra ser verdade, e tal como garrafas e copos d'àgua voadoras, nossas ilusões caíram por terra. Que porcaria.

Eu não vou falar de mala branca, eu não vou falar de entregada, tudo muito feio, tudo muito chato.

A semana passou como um tornado por mim, e aterrissei em Porto Alegre no domingo.
Eu, que não havia conseguido tempo para entrar no clima de decisão durante a semana, me deparei com uma legião de Gremistas fanáticos, fossem organizadas em direção ao Olímpico, funcionários do hotel onde fiquei ou concorrentes da vaga de emprego que me levara até lá.

Lembrei do último COR x GRE, no Pacaembu. Goláço de Douglas, VTNC, Douglas.
Pensei como a disputa por pontos corridos é legal, como o Campeonato Brasileiro é fantástico e equilibrado. Chegamos a última rodada com uma diferença de um ponto entre os três primeiros colocados. UM PONTO! Se Bruno Cézar houvesse convertido aquele pênalti contra o Grêmio, se tívessemos ganho algum jogo que empatamos, empatado outro em que perdemos. E o Cruzeiro pode dizer o mesmo. Detalhes que viram lances capitais, que decidem campeonatos, anos inteiros. Por essas e outras que amamos o futebol, meus caros. Por isso ele é uma metáfora para a vida, disse alguém.

Detalhes que fizeram com que eu e outros colegas fôssemos aprovados para a segunda fase da seletiva. E após extenuantes entrevistas e dinâmicas de grupo, finalmente pude curtir minha Patrícia (a cerveja) e assistir ao final do primeiro tempo de Fluminense 0 x 0 Guarani. Contagiado pela alegria e otimismo, vislumbrei novamente a possibilidade da conquista do título pelo Coringão!

O Flu jogava mal, estava muito nervoso, como esperado. O Guarani dava a impressão de conseguir segurar o empate, quem sabe fazer um golzinho? O Timão empatava com o Goiás B, mas para mim era questão de tempo para a virada heróica e definitiva.

Bom, todos sabem como terminou. Um gol de Emerson, o Fluminense de Muricy e Conca foi MERECIDAMENTE CAMPEÃO BRASILEIRO de 2010. Parabéns a um time regular, que soube superar os desfalques e que havia sido campeão pela última vez quando este escriba era apresentado ao planeta terra (não o festival). Tava na hora, hein pó-de-arroz.

Ano passado comemorei nas ruas do Leblon o penta rubro-negro com meus amigos flamenguistas. Esse ano, em um passeio as margens do Rio Guaíba, na bela POA ouvia-se rojões comemorando a (difícil) classificação do Grêmio a Copa Libertadores. Acho que sou pé-quente.

Ao Corinthians, sobrou um melancólico terceiro lugar e a obrigação de ganhar um mata-mata complicado para se garantir na competição sul-americana, em um grupo mais complicado ainda.


RETROSPECTIVA: Apesar do insucesso deste ano em relação a títulos, acho o saldo do centenário muito positivo. As ações de marketing foram em sua maioria muito bem sacadas, a festa do centenário foi um sucesso, a construção do CT Joaquim Grava, o anúncio da construção do nosso estádio e sua escolha à abertura da Copa do Mundo, tudo isso colaborou para a retomada definitiva do Orgulho Corinthiano, um sentimento que faz a torcida do SCCP ser diferente das demais. Afinal, somos a torcida que tem um clube, certo?

Dentro de campo também houve afirmação. A base montada Andrés Sanches, Antônio Carlos Zago e Mano Menezes em 2008, foi campeã com sobras da série B e finalista da Copa do Brasil. Em 2009, com peças de mais qualidade, o Timão foi Campeão Paulista de forma invicta e Campeão da Copa do Brasil. Por conta disso, jogou o BR 2009 com desleixo e terminou no 10º lugar.

Em 2010, apesar de ter contratado muitos reforços, o grupo se mostrou inferior ao de 2009. O time sentiu a falta de André Santos, Cristian e Douglas, e Ronaldo não consegui encontrar a boa forma do ano passado. Dos jogadores que vieram, vingaram Ralf, Jucilei e Roberto Carlos, esse último na minha opinião apenas parcialmente, assim como Danilo.
Bruno Cézar veio no segundo semestre e fez um grande campeonato, sendo eleito revelação. Júlio César se firmou. Tcheco, Iarley, Souza, Defederico, Edu e principalmente o técnico Adílson Batista se mostraram apostas erradas da diretoria. Ainda sim, o teve 100% de aproveitamento na primeira fase da Libertadores, e brigou pelo título do BR 2010 até a última rodada. o Corinhians hoje é um time respeitado e até odiado pelos rivais. Ótimo sinal.


2011- Os que se vão:
William se aposentou, e apesar de contestado, sou fã do nosso capitão nos últimos três anos. Figura ímpar no futebol brasileiro, articulado, inteligente e fã de Chico Buarque. Apesar da sua notória lentidão, tinha ótimo senso de posicionamento e era bom na bola aérea também. Acho que Paulo André pode substítui-lo à altura, mas sua liderança tranquila fará falta. Valeu Capita!

Elias, porém será a falta mais sentida. Hoje jogador de seleção, chegou ao Pq. São Jorge em 2008 e foi um dos pilares do time. Corinthiano roxo, honrou a camisa do Timão com muita raça e entrega. Mas também muita técnica, mostrada em jogadas rápidas e gols decisivos. Não acho que Paulinho possa ser um substituto à altura, aliás são poucos no futebol que exercem a função de Elias com tamanha competência, roubando a bola e conduzindo-a ao campo de ataque com extrema rapidez, e ainda chegando para tabelar e concluir. Boa sorte Elias, o Timão será sempre a sua casa.

Os dispensáveis, para mim, são:

Edu e Souza - altos salários, pouca produtividade.

Iarley - apesar de ter ajudado com uns golzinhos, e sempre demostrar raça, seu
declínio técnico é evidente. Não tem mais bola pra jogar no Timão.

Moacir: Macumbacir, galinha preta do nordeste, esse é zicado mesmo. Sai zica!

Defederico: apesar de ainda achar que ele deveria ter uma sequência de jogos pra provar sua ruindade, se for mesmo envolvido em um possível troca, adiós DVD.

A campanha #maiorquetudoisso. Mais sobre isso na ótima coluna do Caio Maia:


Mario Gobbi: só vai ser presidente um dia que tiver um besouro fumando maconha no meu olho. Opa, peraí...

2011 - Os que voltam:

Morais: Melhor que o Defederico. Bom banco.

Edno: Parece que recuperou um pouco do seu futebol no Botafogo. Também pode ser útil.

Marcelo Oliveira: Esse não deveria ter saído. Bom como volante, ótimo como lateral esquerdo. Bom banco pro RC, e futuro titular.

Éverton Ribeiro: Foi o 10 do São Caetano e não fez feio. Joga também na ala esquerda. Boa opção, tem futuro.

Bruno Otávio: Campeão em 2005 e primo do Ronaldo (goleiro). Pode ser banco do Ralf, mas não faço questão.

William Morais: Na verdade esse subiu da base esse ano e até fez gol, mas acho que deveriam ser dadas mais chances pra esse meia de 1,88m. Pareceu ser habilidoso e ter visão de jogo. Olho nele.

2011 - Os que podem vir:

Ronaldo: Se estiver em forma, sem lesões, será o maior reforço do futebol brasileiro. Torço pra isso, não só pelo Corinthians, mas porque o Fenômeno merece fazer sua última temporada digna de sua história no futebol.

Adriano: Pois é, parece que a coisa é séria. Se vier, treinar e pôr a cabeça no lugar, minha nossa senhora. Se Ronaldo estiver em forma também, já pode dar a Liberta 2011 pra gente.

Marcinho: Tite manda trazer seu ex-jogador do Qatar, eu mando ele se catar. Independente de ter feito bons jogos por Atlético-MG e Flamengo, não quero um mal-caráter desses no Timão. Vagabunda da turma do Bruno, que fazia festinha e batia em puta? Aqui não.

Cristian: Se voltar, vai ser muito bom. Imagino um meio campo com ele e Ralf, dando mais liberdade para o Jucilei. Também fez gols, na sua boa passagem por aqui. Será bem vindo de volta.

Formica: Não conheço picas, mas se for trocar pelo DVDerico, pode vir. Tenho até slogan: Formica, pior que tá não fica.


AMIGOS, é isso, peço desculpas pela ausência e pelo loooooongo post de hoje, mas espero ter compensado. E vamô que vamô!

Pra terminar, homenagem merecida. Valeu boca-torta!

Nenhum comentário: