22 de dez. de 2010

Folha seca: Balanço da temporada 2010 - PARTE I

Texto: Gregório Possa

Conforme prometido começarei hoje um balanço da temporada 2010 do Santos. Farei uma espécie de trilogia para resumir e destacar um ano inesquecível para todos os santistas do Brasil. Como 1° capítulo teremos a montagem do elenco alvinegro, a volta do craque Robinho, a conquista do título Paulista e parte da Copa do Brasil.

Apontado como 4° força do futebol paulista no ano, o Santos começou a preparação para as competições da temporada e depois de dois anos no ostracismo decidiu apostar nas categorias de base, montando uma equipe jovem, que segundo o próprio técnico, recém contratado, Dorival Jr. demoraria a engrenar e exigiria paciência da torcida.



Porém, ao contrário do que todos esperavam, o Santos engrenou logo na 4° rodada do Paulistão e virou a sensação do campeonato com um futebol ”moleque” e ofensivo protagonizado por Ganso, Neymar, André e Cia.

Desta forma, o Brasil inteiro pode reviver os tempos áureos do nosso futebol e independentemente de serem torcedores do Santos ou não, os apaixonados pelo esporte se emocionavam com as grandes jogadas, dribles, golaços e com a alegria dos Meninos da Vila.

A primeira grande conquista do Santos no ano foi a viabilização da volta do atacante Robinho, ídolo da torcida e um dos expoentes da 3° geração de meninos da Vila. A apresentação foi marcada por uma grande festa com a presença do rei Pelé e a chegada de Robinho em um helicóptero. Tudo que um verdadeiro craque merece!



A volta do atacante marcou o encontro de 3 gerações vitoriosas que passariam a jogar juntas em 2010: a geração de Giovanni, campeã ”moral” do brasileiro de 1995, a de Robinho e Cia, bicampeã nacional (02/04) e a de Neymar, Ganso, André e Wesley, que consagrariam a 4° geração de meninos da Vila.

Com o elenco formado, a equipe seguiu disputando o Paulistão e a Copa do Brasil simultaneamente.

O futebol encantador que o Santos vinha apresentando ganhou a classe e habilidade do príncipe da Vila e o quarteto de ataque formado por: Ganso, Neymar, André e Robinho passou a ser um inferno para as defesas adversárias.

A estreia do craque não poderia ter sido melhor. O clássico contra o São Paulo na Arena Barueri marcou o retorno do rei das pedaladas aos gramados brasileiros. Antes da partida ele avisou a Marco Aurélio Cunha (Superintendente do São Paulo): ”Se entrar eu vou dar trabalho”. Dito e feito, Robinho entrou na metade do segundo tempo e decretou a vitória alvinegra por 2×1 com um golaço de letra, após cruzamento de Wesley.

A partir daí foi um show atrás do outro e a trajetória santista até a conquista do título ficou marcada por placares elásticos e muita molecagem que encantaram o mundo da bola. Abaixo algumas goleadas aplicadas pelo Santos no Paulistão e na Copa do Brasil:

Paulista 2010
– Rio Branco 0 x 4 Santos
Copa do Brasil 2010
– Santos 10 x 0 Naviraiense
Paulista 2010 – Santos 5 x 0 Barueri
Copa do Brasil 2010
– Remo 0 x 4 Santos
Paulista 2010 – Santos 6 x 3 Bragantino
Copa do Brasil 2010 – Santos 8 x 1 Guarani
Paulista 2010 – Santos 9 x 1 Ituano
Paulista 2010 ; Santos 5 x 0 Monte Azul




Ao término da primeira fase do campeonato paulista, a equipe santista com uma campanha irretocável terminou como primeira colocada e enfrentaria o São Paulo nas semifinais. Os dois jogos, principalmente o segundo, marcaram uma das melhores atuações do Santos no ano e com o placar agregado de 6×2 os alvinegros despacharam o rival e foram a final encarar o Santo André, que aliás deu um trabalho imenso e valorizou muito a conquista do Santos. Com a vantagem de jogar por dois resultados iguais, o alvinegro praiano venceu a 1° partida por 3×2 e com a derrota na 2° pelo mesmo placar conquistou seu 18° título paulista.

SEMIFINAIS
São Paulo 2 x 3 Santos – Morumbi
Santos 3 x 0 São Paulo – Vila Belmiro



FINAIS
Santos 3 x 2 Santo André – Pacaembu
Santos 2 x 3 Santo André – Pacaembu



CAMPANHA DO SANTOS NO PAULISTÃO 2010:

23 Jogos
18 Vitórias
02 Empates
03 Derrotas
72 Gols Marcados
81% de Aproveitamento
Artilheiro: Neymar – 14 Gols

Com o título paulista assegurado, o Santos voltava suas atenções à Copa do Brasil que já estava em sua fase de quartas-de-final. No caminho rumo ao título os santistas já haviam batido Naviraiense (1×0 e 10×0), Remo (4×0) e Guarani (8×1 e 2×3).

O adversário da vez era o Atlético-MG de Luxemburgo, ex-técnico santista, que estava engasgado com o time da Vila e prometeu: ”Nós vamos eliminar o Santos”. Contudo, os meninos da vila não estavam a fim de se contentar apenas com o Paulistão e em dois jogaços despacharam o galo. No jogo de ida, 3×2 para os mineiros e na volta 3×1 para o Santos. Com isso, a equipe garantia sua vaga nas semifinais para encarar o Grêmio.

No próximo post, continuarei a falar sobre o maravilhoso 1° semestre do Santos e o desfecho da Copa do Brasil, além do início do Brasileiro até a parada para a Copa e como o Santos voltou para fechar o ano.

Aguardem o ”Balanço da Temporada 2010 – Parte II” !

Nenhum comentário: