29 de jul. de 2010

Menino da vila: Uma mão na taça, mas poderia ser as duas.


Texto:
Gregório Possa
Foto: Globoesporte.com

A primeira partida da final da Copa Brasil deixou bem claro a superioridade técnica do Santos. Com um volume de jogo avassalador, os meninos da vila executaram uma verdadeira ''blitz'' pra cima do Vitória que praticamente não saiu do seu campo de defesa. Analisando os melhores momentos pode-se contar 8 ou 9 chances claras de gol, além de um penâlti batido com total displicência pelo garoto Neymar, que pode custar caro ao time.

A equipe baiana entrou em campo com uma postura bem clara, se defender e sair no contra ataque, porém não executou com efiência nem um, nem outro. O Santos pressionava e envolvia a marcação adversária e não permitia a saída rápida do Vitória. Precisando reagir a equipe visitante sofria com a defiência técnica de seus jogadores e não conseguia trocar dois ou três passes seguidos. A bela atuação dos volantes do Santos (Wesley e Arouca) aliada com a raça e disposição do lateral Pará dificultaram e muito a vida dos rubro-negros.

Sem o brilho de Ganso e Robinho, o garoto Neymar chamou a responsabilidade no primeiro tempo e comandou o ataque santista, a maioria das chances passava pelos pés dele, o menino abusado partia pra cima, driblava, cavava faltas frontais, tanto que em uma delas, Paulo Henrique bateu com rara precisão e carimbou a trave do goleiro Lee. Aos 14 minutos, o gol saiu no peito e no talento de Neymar - o nome do primeiro tempo - após receber cruzamento de Pará, o atacante santista completou para o gol com extrema categoria, só empurrando de peito.

As únicas possibilidades de gol do Vitória eram nas bolas paradas, porém os cobradores não foram eficientes e facilitaram a vida da defesa santista. Nem a diminuída de ritmo do Santos aliviou a pressão sobre a defesa baiana. No final do primeiro tempo, outra chance clara, André recebeu passe de Neymar e perdeu um gol feito, cara a cara com o goleiro.

A segunda etapa só invertou os lados do campo, já que a pressão santista continuava intensa e o quadro do primeiro tempo não foi alterado, o Vitória com 10 atrás e o Santos perdendo gols incríveis. Aos 27 minutos, a chance crucial. Neymar sambou pra cima do zagueiro Wallace e sofreu penâlti, ele mesmo cobrou de forma bisonha e recuou para o goleiro Lee, tentando cobrar a lá El Loco Abreu, o camisa 11 santista ficou só na tentativa.

As mexidas de Dorival Jr. assustaram a torcida que logo esboçou algumas vaias, mas parece que esse ano - haja o que houver - o mar está realmente pra peixe. Mesmo sacando o maestro santista, a substituição deu certo, Marquinhos que entrou no lugar de Ganso, não só fez um golaço de falta, mas também salvou a pele de Neymar que deve ter se sentido aliviado após o gol do companheiro. Quando o jogo parecia encaminhado e o 2x0 confirmado, o Santos ainda criou outra chance nos pés de Zé Eduardo que chutou duas vezes pro gol, parando no goleiro Lee e na defesa do Vitória.

O resultado teoricamente é bom, porém as chances perdidas, incluindo um penâlti, deixam um gostinho amargo na boca dos santistas. A final está aberta, o Vitória conta com 100% de aproveitamento em casa e o Santos com o fato de ter marcado gols em todas a partidas e possuir o melhor ataque da competição. A vaga na Libertadores está mais próxima de Santos, na teoria, porque na prática tudo será decidido em território baiano.

4 comentários:

Unknown disse...

não acompanhei nada da partida, mas o Santos tá com a mão na taça desde que o ano começou. claro que o vitória no barradão tem 100% de aproveitamento, só ganha de goleada e tal... mas é o só o Vitória, brother. nem o mais otimistas dos baianos acha que o título fica por lá. o troféu vai vir pra vila na certa.

abraço!

Unknown disse...

È isso ai mas o titulo vai vim pro Santos sim ... e pra mim o Santos ganha no Barradão

thiago disse...

Resultado poderia ser maior, mas pelo menos a blz da partida agradou..

Robinho que pouco fez no primeiro tempo no segundo chegou a tirar meu folego rsrssr

Mas como a maioria dos lances bonitos, o que é uma pena, nada de gols..

Sorte do Dorival ter jogadores pra substituir, robinho e neymar.. pq não é pra todo mundo não ; )

Gustavo Nogueira disse...

Éé concordo que o Santos está com uma mão na taça, mas lá no Barradão é outra história. O Santos encontrará o mesmo ambiente hostil que o Corinthians enfrentou na Ilha do Retiro em 2008. Mas é muito difícil de imaginar o Vitória campeão da Copa do Brasil.