5 de ago. de 2010

Menino da vila: Água é pra peixe ! Santos Campeão da Copa do Brasil !



Texto por: Gregório Possa
Fotos: Globoesporte.com


A segunda batalha válida pelas finais da Copa do Brasil apresentou um cenário bem adverso ao Santos, que foi a campo para encarar, além dos 11 jogadores rubro negros, os quase 30 mil apaixonados que lotavam as arquibacandas. A forte chuva que castigou a capital baiana e encharcou o péssimo gramado do Barradão não foi suficiente para tirar o título das mãos dos alvinegros, afinal de contas, água é pra peixe !

O espetáculo proporcionado pelas duas equipes foi fruto do esquema bem ofensivo de ambas, com três atacantes, a equipe santista mostrou que não foi a Salvador para segurar o resultado. Do lado do Vitória, Egídio pela esquerda e o camisa 10 Rámon comandaram as descidas do time ao ataque, que apresentou um volume de jogo intenso desde os primeiros minutos da partida.

A equipe baiana não converteu as chances que teve em gols e coube ao Santos abrir o placar no final da primeira etapa. Edu Dracena recebeu cruzamento de Neymar e acertou uma cabeçada inapelável, praticamente selando o destino da taça.

Precisando reverter uma vantagem de três gols dos alvinegros, o Vitória sufocou o Santos no segundo tempo e logo aos 10 minutos diminuiu o marcador com Wallace. Após o gol a partida ficou eletrizante, um piscar de olhos era o suficiente para perder lances de ataque dos dois lados. De um lado a trave salvava o time da baixada, do outro o goleiro Viáfara mantinha viva as esperanças dos baianos. Aos 32 minutos, Júnior recebeu passe de Neto Coruja e inscendiou ainda mais a partida. Restavam dois gols para o Vitória alcançar um milagre, mas também faltava pernas e futebol para tirar o título mais do que merecido das mãos do Santos.

A conquista inédita coroou um trabalho bem feito não só de jogadores e técnico, mas também da nova diretoria sob comando do presidente Luís Alváro, que assumiu o clube no começo do ano e em pouco mais de 6 meses devolveu ao torcedor a alegria e o orgulho de ser santista. Além da vaga na Libertadores 2011, o Santos se consolidou ao lado do Palmeiras como o maior campeão nacional do país, com 9 títulos (5 taças Brasil, 1 Robertão, 2 Brasileiros e 1 Copa do Brasil). A equipe tem tudo pra ultrapassar o rival se conquistar a tríplice coroa, talento pra isso tem de sobra. Os meninos não estão só encantando e jogando bonito, estão fazendo história !

As críticas ao longo do percurso, as oscilações, as polêmicas em volta dos jogadores, nada disso abalou o trabalho do Dorival Jr e de seus comandados, os meninos não abriram mão da irreverência e continuaram driblando e dançando, sem desmerecer nenhum adversário. Uma frase que ouvi em uma das matérias sobre o jogo enaltece de forma pertinente a conquista alvinegra: ''Nunca a Copa do Brasil, foi tão brasileira.'' De fato, o Santos fez ressurgir a verdadeira essência do nosso futebol e foi coroado com dois títulos, nada mais justo para quem melhor tratou a bola nesse ano de 2010.


Parabéns ao Santos e obrigado por mostrar ao mundo que é possível jogar bonito e ser campeão !


3 comentários:

thiagolo disse...

É por esses momentos que somos torcedores, e como é bom duas vitórias em 1 ano!

O problema é que ver os jogos dessa garotada vicia, e a crise de abstinência é horrenda!

E com tanto atacante craque, quem esperava Edu Dracena fazendo gol nessa final?

Miguelito disse...

O futebo do Santos faz bem ao futebol. Assim, acaba aquela bobagem que, joga bonito ou tem resultado. O Santos conseguiu os dois!!!!

Anônimo disse...

Edu Dracena é o nosso Maldini. rs

Uma coisa legal também no santos é essa mescla de jogadores da base com poucas e certerias contratações. Quando um time fica dependente de muitas contratações, ele fica refém de jogadores que poderão não ser 100% dedicados ao clube.

Jurandir Joy