Pesquisa da TNS Sport revela que torcedores brasileiros deixam a Libertadores de lado e têm preferência pelo Campeonato Brasileiro
André Lucena
28/01/2009 - 14:07
O Brasil é mais importante que a América. Este foi o resultado de uma pesquisa da TNS Sport que revelou quais são as competições preferidas pelos torcedores brasileiros. Com 56,67% das indicações, o Brasileirão desbancou a Copa do Brasil e a Copa Santander Libertadores da América, torneios que foram citados por 13,77% e 13,70% dos fãs de futebol, respectivamente. A Libertadores é o campeonato mais importante da América do Sul, pois classifica o campeão para o Mundial de Clubes da Fifa.
No Estado de São Paulo, a pesquisa constatou que apenas um a cada 14 torcedores tem o Campeonato Paulista como sua competição predileta. Os paulistas também preferem o Campeonato Brasileiro (60,85%), seguido da Taça Libertadores (16,17%), Copa do Brasil (11,76%) e Paulistão (6,94%).
O Campeonato Pernambucano é a disputa estadual com maior apelo entre os torcedores de sua região (16,8%). O Cearense (11,5%) e o Baiano (10%) vêm na seqüência. Já entre os de menor predileção entre o público local estão o Paranaense (6,72%) e o Gaúcho (6,86%).
Na conclusão do estudo da TNS Sport do Brasil, entre os 14 estados pesquisados, somente Pernambuco e Bahia não têm o campeonato regional como o último na escolha dos torcedores de futebol. São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná são exemplos em que o regional ocupa a última colocação na relação dos escolhidos.
"Os campeonatos locais só não são os últimos na preferência em Estados cujos clubes não disputam a Libertadores há muito tempo. Nestas regiões, os torcedores preferem a competição local à sul-americana. A tendência é que no estado de Pernambuco o campeonato da Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) suba no número de indicações com a participação do Sport na Taça Libertadores deste ano", afirma César Gualdani, sócio-diretor da TNS Sport do Brasil.
Entre os grandes clubes de São Paulo, o Corinthians é aquele cujo torcedor mais aprova os torneios estaduais (7,77%). Santos (6,74%), São Paulo (5,74%) e Palmeiras (5,38%) completam a relação. Já no ranking nacional, a lista é encabeçada por Fluminense (10,34%), Internacional (9,54%) e Atlético Mineiro (8,09).
Fonte: Meio&Mensagem online
29 de jan. de 2009
Em pesquisa, Brasileirão desbanca Libertadores
Marcadores:
Chazinho de Coca,
Meio-Mensagem
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Sou são-paulino e posso dizer, fico muito mais feliz quando o tricolor ganha o Brasileiro do que pela Libertadores.
Estranho isso, cara. É por isso que digo que, mais do que ganhar liberta, brasileiro ou paulista, quero é ver o meu time campeão, quero que ele vença os grandes duelos, independente de qual competição seja.
Óbvio que esse an o Paulista não satisfaz mais e se me pedir para escolher entre Liberta e BR, fico com o 1º. Mas não vai adiantar muita coisa ganhar a Liberta, depois fazer um BR de merda.
Não tem essa de ganhar qualquer coisa. Ganhar qualquer coisa é alento pra time que tá na fila...
Eu valorizo mais o Brasileiro justamente pelo fato de os adversários estarem mais próximos, o que aumenta a rivalidade e a posterior tiração de sarro, que é sadia e faz parte do futebol.
Postar um comentário