20 de set. de 2010

CHAZINHO DE COCA - CHOQUE SEM REIS

No pior choque-rei que assisti na vida, um raro momento de beleza na festa da torcida com os times perfilados antes do triste espetaculo.


Texto: João Paulo Tozo
Imagem: Miguel Schincariol (p/o Lancenet)

Em um jogo indigno de ser chamado de clássico, mais ainda de Choque-Rei, o São Paulo foi menos horroroso que o Palmeiras e aproveitou dois lances de consciência em meio a uma centena de troços que sequer podemos chamar de futebol.

Em um jogo de 447 volantes, as reduzidas esperanças de bom jogo residiam em dois meias que destoam de toda a mediocridade presente – Valdívia do lado verde e Lucas do tricolor.

Sorte do São Paulo que o garoto já vem em bom momento há alguns jogos, enquanto o chileno ainda não se reencontrou em seu retorno ao Palmeiras.

O jogo resumiu-se a isso. Dois gols. Dois gols do São Paulo.

Cabe citar a impressionante capacidade do árbitro José Henrique de Carvalho em marcar faltas em qualquer respiração mais pesada do marcador no cangote do jogador marcado. Quem espirrou em campo correu sério risco de ser advertido com cartão. O jogo de baixíssimo nível técnico teve sim forte influência da fraquíssima arbitragem. E não é questão de prejudicar A ou B, mas sim o jogo como um todo.

Houve sim exagero na expulsão de Felipão. É cada vez mais clara a intenção de certas figuras de nossa arbitragem em se promover em cima de nomes de peso, como Felipão. Talvez seja uma autodefesa para desviar o foco da incapacidade dessas figuras.

Voltando ao campo “de jogo”, tanto Palmeiras como São Paulo deram mais uma demonstração de que nesse BR10 suas condições residem em suas atuais posições mesmo. Salvo alguma improvável arrancada nas rodadas vindouras e ambos deverão manter-se no meio da tabela até o seu final.

Meio que remete a médio, que é o que são os dois times – em questão de qualidade – médios. Nada mais do que isso.

Em Brasileirões foi a 9ª vitoria tricolor no clássico, contra 16 vitórias verdes. Em jogos no Pacaembu, o São Paulo não vencia o Palmeiras há 13 anos.

Dados que não maximizam êxito e nem minimizam derrota. São dados que servem para encher uma lingüiça quase sem recheio. Dados para dar um pouco de luz a um clássico sem brilho algum.
-------------------------------


Despeço-me do camarada que me acompanha com um petardo do Pulp – Bar Italia:

CONVITE: Hoje, às 20:00, ao vivo, rola o Programa Ferozes Futebol Clube, na rádio web da Universidade Cidade de São Paulo. Eu e meus comparsas comentaremos a rodada do final de semana ao som de muita boa música. Acompanhe pelo link:
http://comunicacidade.unicid.br/radiotape_ferozes.htm


Adicionem-me no twitter e vamos trocar boas idéias sobre futebol, música e cultura útil e inútil:
http://twitter.com/joaopaulotozo

Cheers,

Nenhum comentário: