19 de nov. de 2009

Chazinho de Coca - O que dizer?

“Não vai escrever nada sobre o Palmeiras hoje, JP?”

A pergunta veio via MSN exatamente no momento em que eu deletava o que já havia sido escrito ontem. Subisse aquilo e o blog seria banido pela censura.

Preciso escrever, eu sei. Eu devo escrever, sei disso também. Mas acho que pela primeira vez não sei por onde começar e tenho medo de onde vou parar.

Posso falar da aplicação exemplar de uma regra que é clara para casos de agressão em campo, mas que serve para uns e para outros não.

Posso falar de Tribunais que de superiores só tem o nome. Que determinam, que impõe situações as quais ninguém pode contestar sob pena de ser impedido de realizar sua função, de ser extraditado, de ir para a cadeira elétrica. Tribunais que definem campeões, que consagram apitadores fanfarrões, que salvam alguns clubes sem salvação.

Posso mostrar fatos e números que mostram uma queda de rendimento que só pode ser explicada dentro da aceitação do descompromisso instaurado em jogadores que todos supunham ser decisivos, de comandantes que perderam a mão.

Apontar culpados seria uma saída. Mas quais? São tantos, são tolos.

Tolo sou eu e mais 15 milhões de pessoas que há pouco mais de 30 dias passaram da alegria extrema para a tristeza sem fim. Que erradamente, mas movidos pelo coração gritaram “É Campeão!”. Que pecam por torcer demais, por amar em demasia uma instituição, que em troca devolveu uma clamorosa e dolorosa decepção.

Acho que escolhi de que lado ficar. Na verdade sempre estive desse lado. Não gritei campeão a plenos pulmões – sou vivido nessa coisa de futebol – mas tinha essa certeza instalada em meus pensamentos, em meus planejamentos, em meus futuros festejos.

Devo escrever um texto motivado pela paixão, do ponto de vista de torcedor que viu seu coração ser estraçalhado por pés e mãos que estragaram uma história que tinha tudo para ser linda ao final do dia 06 de dezembro.

Afinal, quando esses mesmos personagens de pés e mãos que hoje mancham a história do Alviverde não mais estiverem por lá, os 15 milhões de apaixonados lá estarão, acertadamente ou não, mas sempre com paixão, empurrando o clube que é o seu eterno campeão. Um Alviverde cabisbaixo momentaneamente. Mas por convicção e imponente eternamente.

Alguém falou em 2010? A Libertadores é o mínimo que se espera em troca de todo o apoio dedicado ao longo do ano, ao longo da vida. O mínimo que se espera de gente que pensa em Europa, que pensa em Copa, que pensa que joga.

Cheers,

Salve Marcos, Pierre e Danilo. Únicos!

9 comentários:

Edu Chock disse...

Troquei sms com o Claudinho logo após o 1º round, digo, tempo. Pra mim, era claro que ia rolar expulsão.
Vi pela Globo e pude ouvir um comentário politicamente incorreto do Caio: Entra pro vestiário, aí sai na mão. Resumidamente isso. Mas deixando claro que se matassem no vestiário, não aos olhos do mundo. O juíz agiu certo. Se não o fizesse, seria um erro monumental.
Como corintiano, não vou falar nada do time como um todo, pra não parecer, errrr, corintiano.
Mas foi digna a entrevista do Marcos. Entrevista de homem.

Como admirador de um bom futebol, acho que o Palmeiras fez uma bela festa. Mas cuspiu no bolo na hora do "parabéns" enfim...

Edu Chock disse...

Aliás, falei de "erro monumental" ali atrás, mas depois do gol do Henry, a escala de monumental ficou um pouco menos abrangente, diria. haha

João Paulo Tozo disse...

Pois é Chock, o Heber expulsou acertadamente os 2 babacas. Errado fez o Vuaden que não expulsou os 2 do São Paulo aos 15 minutos de jogo contra o Vitória. Mais errados ainda estão os 2 cretinos que trocaram tapas aos olhos do mundo e no no vestiário "fumaram o caximbo da paz". Se mata, né. São tantas cagadas, de todas os lados e setores.

Daí vem a França e se classifica com um gol safado daquele. Imagina como deve ser um país ficar fora da Copa através de um assalto daquele. Dureza!

João Paulo Tozo disse...

Por outro lado, se o STJDFFB pega a fita do jogo da FRança, eles dão gancho de 15 anos ao Henry. rs

Malka disse...

Não adianta falar do São Paulo agora, o são foi punido injustamente pelo STJD, e aí? são erros sobre erros, o problema do Parma agora é do Parma, não adianta falar que "se"..."se" minha vó tivesse rodinha era carrinho poxa, eles não expulsaram do são paulo mas e aí? quantas coisas mais fizeram? tomamos dois gols no campeonato do inter q não valeram, 2 penaltis o dagoberto sofreu e não deram. O lance é que nós paulistas temos que começar a ser paulistas além de torcedores de 3 ou 4 times diferentes, temos que nos unir contra esse tipo de falcatrua carioca, agora só tem corinthiano e palmeirense que parece q torçe pelo Flamengo ganhar o título.

Edu Chock disse...

Foi duro parar de rir com a vovozinha de rodinha pra responder. haha

Enfim, eu não sei de onde o sr. tirou a ideia de que eu seja gay, digo, sãopaulino.

E eu sempre achei que a beleza do futebol está no fato de não ser algo mecânico. O erro do juíz, do bandeirinha - vulgo auxiliar - do goleiro, do beque, é tudo o que faz a graça do esporte. Óbvio que tem erros que parecem comprados.
E, óbvio também, que alguns erros são uma vergonha.
Eu preferiria ver meu país fora da copa ou meu time rebaixado, à ver aquele gol ou os sopapos dos verde-de-raiva.

P.S.: Eu, mesmo corintiano, já torci feito brasileiro pelo Palmeiras, num jogo no Rio, contra o Flamengo, quando o parma teve meia equipe expulsa e um jogador de linha foi pro gol...
(Contra times estrangeiros, sou palmeirense desde criancinha. E olha que isso é coisa antiga...)

Malka disse...

só pra constar. prefiro palmeiras e corinthians campeão do que qualquer time carioca

João Paulo Tozo disse...

Malka, tu não entendeu nada da minha colocação acerca da distinção na ação de juizes diferentes, sobre lances semelhantes. Não tem nada de "SE", tem de avaliação. Nada contra o SP. Desencana desse extinto de perseguição.

Chock, esse que vc citou é o Gaucho, pelo BR de 1988. O Zetti fraturou a perna e o Palmeiras não tinha mais alterações a fazer. De centroavante o Gaucho foi pro gol. Tinha decisão por penaltis e ele pegou 2, um dos Aldair e outro do Zinho. Sensacional essa história. hehe

Vinnin disse...

Malandro é inaceitável e inacreditável o que ocorreu com o Palestra nessa reta final e olha que eu estava até conformado e confortado com o título migrando do Morumbi para o Pq Antártica, mas pelo caminhar da carroça, a taça vai parar mmo no ninho do urubu ¬¬"