5 de out. de 2010

Café com Leite: De eleições e futebol


Texto: Beto Almeida
Foto: Fernando Santos/Folhapress


E a rodada do Brasileirão foi antecipada por causa da festa da democracia em nosso país, o domingo das eleições. Que democracia é essa que grassa num país de tantas desigualdades eu não sei, e não é o Tiririca que vai me contar.
Vai lá que também cumpri meu dever cívico e depositei meu voto na urna, ou melhor, digitei os botõezinhos necessários para me sentir bem com minha consciência. Aí foi passar o dia com meus pais, pois não transferi meu título e tenho de voltar pra cidade natal pra votar. Boa desculpa pra filar uma comidinha da mamãe.
E as horas passam com muito carinho de irmãos, cunhadas, tios, tias e taças de vinho. Fala-se sobre tudo, política e futebol, inclusive. E nas minhas filosofadas chego à conclusão definitiva sobre o eleitor: ele é, antes de qualquer coisa, um torcedor.
Não tô falando do eleitor comum, aquele que vai votar obrigado, não. To falando daquele que inunda minha caixa de e-mail com mensagens xingando a Dilma. Por          que só recebo essas, podecrê.
Veja bem, que a figura também não pode ser comparada ao torcedor comum. Ele é um torcedor do São Paulo, aquele que só vai na final. Porque só vejo o tipo bradando contra o perigo vermelho nessa época de eleições, o resto do ano nem pra mandar e-mail de mulher pelada. Vai entender.
Feita essa brilhante análise, como sempre costumo fazer, vamos falar do Coringão. Esse sim é o preferido dos brasileiros, de todas matizes ideológicas. Se pudesse ganhava todos campeonatos no primeiro turno. De lavada.
Mas a coisa não é assim, e tem de ser no jogo jogado dentro do gramado. O que é bem melhor e justo. Pois que tropeçamos empatando com o Ceará no Pacaembu, mas nossos adversários diretos pelo título de campeão, Cruzeiro e Fluminense, também empataram seus joguinhos nesse sabadão.
Mas não dá pra perder pontos assim. O Ceará que me desculpe, grande clube do Nordeste e com torcida apaixonada, porém com elenco bem mais modesto que o do alvinegro paulista. Pois o futebol imita a vida, e vice-versa.
E Adílson Batista, dá pra explicar o que o Edu tá fazendo no time? Acho que só você sabe a resposta.
O time também vai sentir falta do São Jorge Henrique Guerreiro, o maratonista. O baixinho se contundiu no jogo. Tudo bem, o Dentinho volta e dá pra fazer um bem bolado lá na frente. Elenco pra isso a gente tem.
O que não dá é pra perder pro Atlético Mineiro, pô. Os mineiros tão no fundo do poço, tem de ensacar os caras. Tá na cara que vão vir com tudo pra cima do Timão, o negócio é resistir à blitz e marcar no contra-ataque. Ou seja, repetir a atuação que o Timão teve contra o Fluminense. Dá pra fazer.

Nenhum comentário: