21 de jun. de 2010

Chazinho de Coca - Com a cara de seu treinador, Brasil vence e convence. Além disso...

Texto: João Paulo Tozo
Foto: Lancenet


...quero fazer um mea-culpa.

É mais do que óbvio que essa seleção brasileira não é a que eu gostaria que estivesse lá defendendo o histórico da amarelinha. Mas também não posso fechar os olhos para o bom jogo, dentro dos padrões Dunga de Qualidade – também na comparação com baixíssimo nível técnico da Copa até aqui - que a seleção praticou ontem.

Muito motivado por todas as discordâncias que tenho com o técnico Dunga, mantive-me cego diante do desenvolto jogo dos brasileiros. Depois assistindo ao VT, notei os exageros em minhas análises feitas na hora do cotejo.

Aos que comigo assistiram a peleja e torceram a favor enquanto eu buscava os vacilos brasileiros para diminuir seus triunfos, minhas sinceras desculpas.

Não, não estou pedindo perdão pelas críticas que faço há tempos, muito menos revendo meus conceitos futebolísticos. É apenas uma reavaliação da partida de ontem. Afinal, erra mais quem insiste no seu erro. Eu os assumo, quando os enxergo.

Vou também continuar cornetando todas as infelicidades ditas pelo nosso treinador, suas atitudes descabidas e sua intensa busca pelos inimigos da pátria. Como também vou elogiar seu time quando assim for merecido.

Dito isso, vamos ao jogo.

Foi uma vitória baseada na força defensiva e no brilho individual dos poucos que podem produzi-lo. Eis a minha definição da bela vitória da seleção brasileira contra a violenta Costa do Marfim.

Não acho que Kaká tenha mostrado estar recuperado. Acho que ele foi sim, pouca coisa melhor do que contra a Coréia do Norte. O time todo foi. Até Felipe Melo.

Mais do que uma suposta recuperação, Kaká mostrou despreparo psicológico ao cair na provocação marfinense. Tá certo que ninguém tem sangue de barata, mas o futebol é também feito de malandragem. Fosse minimamente malandro e quem teria sido punido seria o jogador africano, não o meia brasileiro, que se não deixou o cotovelo com a violência interpretada pelo marfinense, manteve sim uma postura no mínimo agressiva, quando o jogador chegou fungando em seu cangote. A expulsão, entretanto, foi exagerada.

Kaká foi o jogador que mais errou no time. Segundo números de Mauro Cezar Pereira da ESPN, o meia perdeu 12 bolas ao longo do jogo.

Mas ele deu passe preciso para o gol de Elano. Em uma análise fria, sua atuação foi de razoável para boa.

Boa foi a atuação de Luis Fabiano. Boa e malandra.

Boa quando ele quase fura a rede com o petardo que abriu o placar. Malandra quando ele transforma um gol completamente irregular em uma obra-prima.

Completamente irregular, sim. Dois toques com a mão na mesma jogada. Foi o upgrade do “La Mano de Díos” ou então a “Lá Mano Del Diablo”, como definiu o jornal Hermano “Olé”, em sua manchete na capa de hoje.

Está errado o centroavante? Claro que não. Errou e feio o juizão, que viu sim os toques de LF, tanto que depois as imagens o mostram apontando as infrações para o camisa 9. Afinal é o Brasil, o queridinho.

Mas se até hoje criticamos o verdadeiro “La Mano de Díos” de Maradona e a recente classificação da França para a Copa com a ajeitada de mão de Henry, temos de ser coerentes ao assumir o irregular golaço de Luis Fabiano.

Dois pesos e duas medidas? Comigo não, neném.

Aliás, a arbitragem que foi o ponto negativo do jogo. Errando em lances capitais como na expulsão de Kaká, no gol irregular de Luis Fabiano e permitindo que ao final do jogo a partida virasse carnificina, sobretudo por parte dos marfinenses. Elano quase teve a perna arrancada e é dúvida para a próxima partida.

No frigir dos ovos o Brasil venceu e bem.

Ate porque o feio arrumadinho fica bonitinho.


Cheers,

4 comentários:

Nelson disse...

corajoso jâo.

Rene Crema disse...

Os elefantes viraram gatinhos indefesos, hahaha .... o time que entrar contra o Brasil achandoq ue vai ganhar, se nao correr e jogar direito vai se dar mal!

Brasil e Argentina são dois, senão os unicos (coloco ai quase proximos Holanda e Espanha) paises com recursos suficientes pra fugir de retrancas, jogadas rapidas, passes inesperados, lances que mesmo seja uma vez por jogo, podem assim vencer as retrances modinhas dessa copa!

E acho que uma final Brasil x Argentina, se torna cada vez amis real!

E fala se isso não ia ser sensacional!

Gregório Possa disse...

Concordo com quase tudo, mas a expulsão do Kaká foi justissima. Burro foi Dunga, já que só ele não percebeu que o Kaká estava a ponto de ser expulso e não substituiu.

Foi um jogo da seleção de HANDball do Brasil x seleção de luta da Costa do Marfim. rsrsrs.

Diel disse...

...esse bando de "maricons" estão morrendo de inveja e de medo depois dessa apresentação digna de HEXACAMPEÃO da nossa seleção, inveja pq eles tem um timinho meia-boca, com um meio de campo + ou - e uma defesinha de "mierda" , e com medo pq sabem que se cruzarem com a amarelinha pela frente a brindadeira acaba e eles voltam pra casa ao som de "-não chore por mim Argentina..."