16 de nov. de 2010

FUTECORE - AGORA É SÉRIO


.Texto: Leandro A. C. Rosa



Amigo feroz, amiga feroza, tudo batuta? Como foram de feriado?

O meu foi deveras excelente, obrigado. Depois de assistir uma vitória suada do Timão diante do Cruzeiro, em um barzinho aprazibilíssimo em companhia dos mais chegados e do meu nobre progenitor, fui fazer outras coisas legais e não tive qualquer contato com programas esportivos, sites, nada. Fiquei degustando aquela vitória e vibrei no dia seguinte quando meu pai falou que o Flu havia empatado. Deixei pra saborear mais um pouco essa vibe durante a semana, para balancear a expectativa pelo jogo contra o Vitória. Pois bem, quando volto ao mundo do futebol, percebo que voltei no tempo.

Estamos em 2005. De novo.

Eu gosto de FUTEBOL. Gosto de falar, comentar, cornetar, jogar. Antes de torcer para o meu time, eu torço pelo futebol. Mas alguns filhos da puta conseguiram estragar minha diversão, pelo menos por essa semana. É complô, é regra, mala-branca, entrega.
Então sem firulas, vamos falar sério.

Primeiro, eu desprezo essa mídia sensacionalista, que por preguiça ou burrice, prefere criar factóides, inflar discussões vazias, criar falsas polêmicas, do que falar dos jogos propriamente ditos. Uma coisa é entretenimento. Isso é outra, a chamada imprensa marrom.
"Profissionais" como estes, que insinuam, que incitam, jogam palavras ao vento e acabam por vezes acabando com carreiras de jogadores e árbitros, arranhando imagens de instituições, promovendo violências. Pois com um microfone na mão, são formadores de opinião, meu irmão.

O Sport Clube Corinthians Paulista é hoje, o maior clube do Brasil. Tem a segunda maior torcida. Alguns dizem que a maior é a de anti-Corinthians. Acho essa brincadeira muito séria.
Pelo perfil sócio-econômico de consumo dos seus torcedores, o Timão se põe a frente do Flamengo em termos de marketing. É a marca mais valiosa no futebol brasileiro hoje, desconsiderando a Seleção da CBF, claro. Marca que vem sendo muito bem trabalhada na gestão de Andrés Sanchez, gerando super exposição na mídia. Alguns alegam que existe uma "imprensa corintiana", algo que reconheço e repudio. Óbvio que jornalistas também são torcedores, e muitos são parte do "bando de loucos", assumidamente ou não. Se é pra ser caricato, um personagem, vá lá.
Mas não gosto quando veículos que deveriam ser parciais acabam sendo tendenciosos, dando mais espaço e prestígio para o "produto" que vende mais, o Corinthians.
Em contra partida, parece que para agradar as outras torcidas, a nível nacional até, cria-se um inimigo em comum, o culpado por todas as mazelas, um vilão em preto e branco.
E dá-lhe teorias de conspiração. "-Entrega logo a taça pros Gambá!"

Óbvio que o futebol é um meio sujo. O Brasil é um país extremamente corrupto.

Não me agrada a aproximação de Andrés Sanchez com Ricardo Teixeira.
Como cidadão, estou alerta em relação ao estádio a ser construído em Itaquera, e sua escolha como sede de abertura da Copa 2014. Acredito que gastos serão superfaturados, verbas serão desviadas e os porcos (não os amigos Palmeirenses) chafurdarão na lama mais uma vez. Me entristece saber que meu time do coração estará envolvido nisso de alguma forma.
Mas eu consigo separar o jogo político do "beautiful game", o de 11 x 11 dentro das quatro linhas.

Por isso, quando se fala em complôs, em juízes comprados, esquemas favorecendo um ou outro, me causa profunda irritação. É trapaça. É sujeira. Mas não é novidade.
Se tiveram a moral de macular uma coisa tão sagrada (pra mim) como a Copa do Mundo, em 2002, com o mundo inteiro como testemunha, pode acontecer em qualquer lugar. Quem aqui lembra dos jogos da Coréia do Sul contra Espanha e Itália? Meteram a mão em duas seleções tradicionalíssimas em prol da empolgação de um dos países sede. Esse é o exemplo mais claro na minha memória, de um jogo realmente "armado".

E quem lembra de 2005? Um campeonato eletrizante como o de agora, Inter jogando muita bola, Corinthians com um timáço... até André Rizek desmascarar Edílson Pereira de Carvalho. Que broxante. Acho que todo mundo lembra, Edílson estava envolvido em um esquema de sites de aposta, atuava manipulando resultados sutilmente. Não em benefício de um ou outro time, mas sim do próprio. Farsa descoberta, capa da Veja, Edílson preso. ANULARAM todos os jogos que o pilantra apitou, e os times jogaram novamente. Simples assim. Sim, houve um erro grave de um juiz historicamente fraco, no jogo "supostamente" decisivo, Corinthians x Inter. ERRO GRAVE, mas para mim, nada de esquema. O Corinthians é o campeão legítimo de 2005. Um campeonato onde a disputa era empolgante, mas no qual o futebol passou para segundo plano, infelizmente.
Na época presidido por gente como Dualib e Kia, o Timão era alvo fácil de acusações e especulações. Porém, tanto na reportagem de Rizek quanto nas muitas investigações que sucederam, NADA dava indícios de uma possível COMPRA de campeonato.
Entretanto, para muitos, este título tem um "asterisco". Criou-se a famigerada lenda do "apito amigo" corintiano, fomentada novamente pela parte mais marrom da imprensa esportiva.

Defendo a profissionalização dos árbitros, bem como o uso de tecnologia para auxilia-los.
Acredito que erros acontecem em demasia, e podem acabar sendo decisivos.
Mas assim como não vejo favorecimento há cinco anos atrás, acho ainda mais absurdas as hipóteses levantadas por aí, após o jogo de sábado.
Dizem que foi o Cruzeiro que escolheu o árbitro. O mesmo foi elogiado por cartolas mineiros antes do jogo. Um amigo Feroz me recomendou cuidado. Agora o juizão pegou uma geladeira de dois jogos. Por quê?
Querem fazer do BR2010 um fantasma de 2005, trocando o futebol jogado por suspeitas e especulações.


FOI PÊNALTI!

Para mim, o lance é claro, só da margem para interpretação se você brigar com a imagem.
Paulo Calçade, jornalista sério da ESPN, explica em seu blog: http://espnbrasil.terra.com.br/paulocalcade/post/159980_MAIS+SOBRE+A+REGRA+12+E+O+PENALTI+DE+GIL+EM+RONALDO

Veja bem amigo, essa é a minha opinião. Se você discorda, pense comigo:
Se de fato houvesse favorecimento ao Corinthians no BR 2010, não seria mais fácil "operar" contra times de menos expressão, em jogos supostamente menos decisivos e com menos holofotes? O que dizer do jogo com o Guarani, em que tivemos DOIS gols anulados? Será que o Brugre comprou sua permanência na série A?

Sinceramente, acho essas discussões muito pequenas, e peço desculpas se o texto estiver chato. É que pra mim o assunto também o é.

Acabei de ver que fizeram novamente um "Dossiê" contra o Corinthians. E em resposta, fizeram outro contra o Cruzeiro. Erros ocorrem pra todo mundo, meu povo. O problema é que virou inconsciente coletivo achar que erram mais para o Corinthians.

Quanto ao cotejo em si, o Cruzeiro foi mais perigoso, jogando melhor no segundo tempo. Júlio César, que diferentemente de Fábio Costa não cometeu pênalti algum, foi o destaque do jogo, de novo.

O Timão só depende das próprias forças pra ser campeão. Acreditem ou não.



PS: Se alguém um dia provar que o Corinthians comprou algum campeonato, eu queimo minhas camisas, bandeiras, cuecas e memoriabilias, espero que o time seja rebaixado e os responsáveis punidos, e nunca mais volto a assistir a um jogo de futebol. Grato.

6 comentários:

Gregório Possa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gregório Possa disse...

Convenhamos meu caro amigo e mais novo integrante do Ferozes FC. 2005 não é um título para corintiano se orgulhar muito.

Apenas pense nos números do campeonato:

O Corinthians terminou 3 pontos a frente do Inter. (81x78 - 24Vx23V)

Situação 1: Márcio Rezende marca o penâlti ESCANDALOSO em cima de Tinga e o Inter vence aquela partida por 2x1.

FINAL DAS CONTAS: Inter 80 pontos
Corinthians 80 pontos (24V para os gaúchos e 23V para o Corinthians) - INTERNACIONAL CAMPEÃO.

Situação 2: Os jogos anulados devido o esquema de corrupção favoreceram plenamente o Corinthians, já que curiosamente nas 2 partidas remarcadas o Corinthians havia perdido as duas, (Santos 4 x 2 Corinthians - SHOW DE GIOVANNI - São Paulo 3 x 2 Corinthians - AMOROSO COMENDO A BOLA)--- O Sr. Edilson Pereira de Carvalho, disse que o esquema de corrupção favoreceria o Corinthians na partida frente ao Santos e graças a Giovanni ele não pode fazer nada. Aliás procure algum lance que tenha favorecido os santistas naquela partida e me prove que o Santos não mereceu ganhar independentemente de arbitragem, assim como o São Paulo.

FINAL DAS CONTAS: O Corinthians de 0 pontos conquistados, anotou 4. Suponhamos que apenas as partidas comprovadamente influenciadas pela arbitragem fossem remarcadas. O Corinthians continuaria com duas derrotas e ficaria com 77 Pontos contra 78 pontos do Inter - MAIS UMA VEZ INTERNACIONAL CAMPEÃO.

O Corinthians tinha um timaço e jogou muito durante a maior parte do campeonato. Sim, isso é inegável. Porém com o time que tinha não precisava de nada disso não é mesmo ?
Vale lembrar que todo esse timaço foi comprado com dinheiro sujo, só pra completar a piada que esse título representa.

Pra finalizar:

O ex-presidente do Corinthians Alberto Dualib declarou que o título brasileiro de 2005 foi "roubado". A gravação de 2006, obtida pela TV Record e divulgada no programa Terceiro Tempo de domingo, mostra Dualib conversando com o empresário Renato Duprat, que trabalhou na parceria do clube com a MSI. A declaração é clara:

— Ganhamos, mas se não tivesse aquela anulação de 11 jogos, nós estaríamos fora. O campeão de fato e de direito seria o Internacional. Porque nos últimos cinco jogos nós tínhamos 14 pontos na frente e chegamos um ponto só, roubado, ROUBADO.

LeoAndros disse...

Obrigado pelas boas vindas, caro Gergório =)

Primeiro, acredito que o título de Campeão Brasileiro é um título a se orgulhar sim. O campeonato de 2005 foi maculado, e o Corinthians foi campeão, mas associar uma coisa a outra ser tendencioso por demais meu caro. O Corinthians ganhou na bola.

Aos seus argumentos:

1
Sim, foi pênalti em Tinga. Todo mundo viu, mas viu depois, com o replay. O juiz errou. Ele estava mal posicionado. Mas quem disse que seria gol? Em um jogo decisivo daquele, um pênalti perdido ou defendido não é nada absurdo. Não dá pra cravar que o Inter seria vencedor baseado nesse argumento.

2
Os jogos anulado não foram só os do Corinthians, mas sim todos os que o Edíldon apitou. Os times jogaram novamente, e tanto o Santos quanto o São Paulo poderiam ter ganho do Corinthians novamente, ainda mais sem a suposta ajuda da arbitragem, mas não o fizeram. Novamente, o Timão ganhou na bola.

3
Sim, o Corinthians tinha um timaço, assim como o Inter e até o São Paulo. Também tinha muitos destaques da base, como Rosinei, Coelho, Edson, Ratinho, Betão, Bruno Otávio.
Por isso não acho que ser campeão de um campeonato tão disputado seja um piada. Se alguns jogadores foram comprados com dinheiro sujo, não há provas. Particularmente acredito que seja possível, mas como disse no post, futebol é um meio muito sujo, e não há no Brasil um time 100% isento de influencias de empresários escusos. Não sei qual é o time para o qual você torce, mas duvido que você colocaria a mão no fogo pela idoniedade dos seus cartolas, certo? Independente de qualquer coisa, em campo são 11 x 11, não importam valores de luvas ou salários.

E por último, a gravação do Dualib, um câncer como presidente por sinal, é totalmente tirada de contexto. Com um pouquinho de bom senso e discernimento, se chega a conclusão que Dualib, assim como bom anti-corinthians, também acha que o Inter seria campeão por merecimento, por todo o imbróglio que acabamos de discutir. Mas não há como mudar os fatos, os jogos foram anulados, todos concordaram que era a melhor coisa a se fazer, e no final o Corinthians foi campeão. Querer diminuir o título de um rival é coisa muito comum, mas como Corinthiano, prefiro celebrar os do meu time, sem menor culpa ou constrangimento.

Obrigado pelo comentário de alto nível, um abraço!

Gregório Possa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gregório Possa disse...

É sempre bom discutir futebol, ainda mais com pessoas, apesar de rivas, que entendem do assunto.

Concordo meu amigo, que não dá pra cravar a vitória do Internacional mesmo com o penâlti marcado, tanto que eu usei 2 situações HIPOTÉTICAS e bem próximas do real.

Agora dizer que o árbitro errou por estar mal posicionado é um abrandar demais a situação. Este mesmo Sr. tirou um título do Santos (Meu time, respondendo a pergunta) e deu para o Botafogo em 1995. Competente ele não é.

''Também tinha muitos destaques da base, como Rosinei, Coelho, Edson, Ratinho, Betão, Bruno Otávio.''

Destaques da base meu amigo ?
Não vamos pegar pesado né...rsrsrs.

O Corinthians tinha um timaço graças a MSI. Aliás esse título de 2005 teve um preço altissimo, pois toda essa sujeira da parceira MSI/Corinthians culminou na queda para a 2° divisão em 2007.

Será que valeu a pena ?

Anônimo disse...

O melhor time de 2005 no Brasil foi o São Paulo. Campeão de 3 competições: Paulista, Libertadores da América e Mundial Interclubes.