24 de set. de 2010

Folha seca: Neymar jogou, arbitragem ajudou e 2010 acabou.

Texto: Gregório Possa
Foto: Globoesporte.com


A crise instaurada na equipe do Santos após desentedimento entre Neymar e Dorival Jr. e a demissão do segundo era o anúncio de uma noite mal sucedida na Vila Belmiro. A entrega e a luta dos jogadores em campo não foi suficiente para alcançar a vitória e definitivamente não vejo mais possibilidades de título, o único interesse restante nesse glorioso e conturbado ano de 2010.

De fato, foi um belo clássico. As muitas chances criadas, lances polêmicos e os cinco gols engradeceram mais um grande confronto entre os alvinegros paulistas, mas a partida em si, não deve ser e nem foi o assunto mais comentado essa semana.

O anúncio do desligamento de Dorival Jr. surpreendeu a todos os torcedores e iniciou uma discussão sem fim sobre a atitude da diretoria santista. Alguns afirmam que a demissão do treinador dá a entender que quem manda no time é o garoto Neymar, outros acham que não havia mais clima para que ele permanecesse. Opiniões a parte, Dorival Jr. parece ter forçado sua saída da equipe, tanto que abriu mão de sua multa recisória de R$ 2 milhões. O assédio do São Paulo e a iminente perda de comando sobre seus jogadores fizeram com que o treinador fosse demitido após insubordinação, segundo a diretoria alvinegra.

O diretor de futebol do Santos explicou a atitude do ex-treinador santista: “Na segunda-feira, em uma conversa entre o Presidente e o treinador ficou definido de forma clara que a punição do atleta havia acabado. Novamente, de forma surpreendente e intempestiva, na tarde de ontem, o Dorival Junior disse em entrevista que o jogador continuaria afastado, numa decisão oposta à que havia sido acordada. Este fato nos causou estranheza, até porque atleta afastado normalmente não fica treinando com o grupo”. A mudança repentina de postura quebrou a confiança, culminando na saída de Dorival.

Voltemos ao clássico…

Apesar da boa atuação do Santos, de vez em quando, o futebol insiste em nos revelar amargas surpresas e algumas injustiças. Quem acompanhou a partida deve concordar que o empate seria o resultado justo, mas o empolgante do esporte mais popular do mundo é justamente essas variações durante uma única partida. Mesmo estando na frente por duas vezes, o Santos foi castigado pelas chances perdidas e em um lance infeliz do bandeirinha e da defesa santista, o Corinthians alcançou a vitória e despontou como principal favorito ao título.

Aliás, o comportamento do garoto Neymar no clássico deve ser elogiado. Após a justa punição e toda polêmica que envolveu o jogador durante os últimos dias, ele mostrou personalidade e jogou uma bela partida. Partiu pra cima, fez o seu gol e não reclamou de um lance sequer anotado pelo árbitro Carlos Eugênio Simon e olha que ele apanhou hein !

O alvinegro praiano deve usar o restante das partidas do campeonato para testar jogadores e preparar o time para a temporada 2011, de olho no Tri da América e na viagem para Dubai no fim do ano. Esperamos que o novo treinador possa ter tranquilidade para devolver ao Santos a alegria de jogar, característica que encantou torcedores mundo a fora durante esse ano.

Semana conturbada, derrota no clássico e demissão do treinador. Infelizmente 2010 parece ter chegado ao seu fim moral, já que ainda temos quase um turno para disputar, mas completamente sem forças para almejar algo melhor no campeonato, no caso o título, a única coisa que interessa.

Vamos juntar os cacos, aprender com as derrotas, saber lidar com as polêmicas e acima de tudo enaltecer tudo o que foi conquistado nesse belíssimo ano de 2010.

Parabéns Santos, Campeão Paulista e Campeão da Copa do Brasil 2010.
Que venha um 2011 cheio de glórias e com muito mais história pra contar


Recado para o meu amigo coritiano e blogueiro, Beto: Azar nenhum ser blogueiro do Santos, ainda mais nesse ano com 2 títulos e muito espaço na mídia ofuscando até um time que completa 100 anos. Falam mais de um moleque de 18 anos do que do centenário corintiano. É uma pena ! Espero que vocês não passem em branco esse ano, do jeito que estão conspirando a favor, talvez vocês saiam do status de CENTENADA.

Nenhum comentário: